quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Especial da semana: Edson Gomes autor de "O Psíquico"

Sinopse: Um poderoso médium tentando compreender seu próprio dom. Um espírito buscando a justiça divina. E uma conspiração macabra que os uniu em um mesmo caminho.

Biografia: Edson Gomes é jornalista nascido no Rio de Janeiro e tem várias obras editadas em Antologias Literárias, tais como os contos: Papo 750; Depoimento a Deus; A Doença Benigna; De Quatrocentos ou Cem? e Os Órfãos de Renato. Romances, ele tem dois publicados: Yin & Yang – A Batalha dos Opostos (Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 1999); O Último Lampejo do Crepúsculo – Uma Viagem ao Subconsciente (2009).

E para que vocês conheçam um pouco mais sobre esse nosso querido autor, segue uma entrevista exclusiva que fizemos com ele:


Bem, escritor eu sempre fui desde os meus 11 anos, mas nada profissional. Eu já fui soldado PA (Polícia da Aeronáutica) engajado por três anos e tive o prazer de fazer segurança de um presidente da República em visita ao Rio. Fiquei camuflado encima de uma árvore e vi o carro presidencial passar sob mim. Já fui locutor de rádios comunitários em Madureira e na Taquara. Eu passava as notícias locais, utilidade pública e tocava nas pic-up's as músicas para os camelôs e comerciantes ouvirem.
Trabalhei também no comércio por 16 anos, como auxiliar de escritório, vendedor e muitas vezes cobria as férias de gerentes. Foi no comércio, onde aprendi muito sobre a personalidade humana. Percebi como as pessoas são diferentes uma das outras. Tanto para o bem, quanto para o mal. Fiz uma breve passagem em uma instituição educacional, como jornalista de uma rádio web.

2) Além da escrita, o que mais você faz?
Faço alguns “frilas”. Porém estou me dedicando mais a meu sonho literário.

3) Como foi a construção do seu protagonista em "Psíquico"?
Eu gosto muito de fazer questionamentos de meus personagens e enredos, antes de escrever a primeira linha. Quero chegar diante do computador e saber muito bem quem ele é e os demais personagens que estarão entorno dele.
Rafael Duarte foi criado, mediante as seguintes perguntas. Como sentiria um homem comum, se começasse a se comunicar com espíritos? O que ele pretende fazer, quando souber que é um poderoso médium desde criança? Como ajudar o espírito desencarnado a encontrar a justiça divina? Pronto, agora é só achar as respostas. Como fazê-las?
Depois de conversar com espíritas e ler livros sobre o assunto, pois sou católico, eu resolvi usar os meus sentimentos humanos para as respostas de Rafael no decorrer da história.
Por exemplo: Como “eu” me sentiria , se começasse a me comunicar com espíritos? E assim por diante. Deste modo, o personagem fica mais natural, muito mais humano.

4 - Após o livro Psíquico, qual será sua próxima publicação? Fale um pouco sobre ela.

Sinopse de O Último Lampejo do Crepúsculo:
Alice, filha do ministro da justiça, fez regressão por conta própria depois de ter levado um choque emocional no casamento e ficou aprisionada no passado dentro de sua mente. Aqui no mundo real, mesmo com a influência política do pai e do dinheiro que possui, não foi possível trazê-la de volta de seu estado vegetativo de vida.
Foi quando o ministro descobriu um doutor psicólogo e psiquiatra PHD que em seu tratamento experimental poderia trazer Alice de volta ao nosso tempo. Com o tratamento intitulado: Regressão Programada a Dois, o doutor Felipe Abraão Couto, consegue fazer duas pessoas se encontrar em um passado baseando-se em cálculos matemáticos do nome da pessoa, idade e data de nascimento.
Só que o doutor Felipe depois de muito sofrer procurando pessoas compatíveis com Alice acabou encontrando a única pessoa que realmente podia salvá-la a tempo de ficar presa totalmente no subconsciente: Lucas Di Paula, um assassino que cumpre pena em um presídio na cidade do Rio de Janeiro.



5 - Qual é o seu livro favorito? Por quê?
Meu livro favorito se chama O Dia do Chacal de Frederick Forsyth. O Chacal faz um projeto minucioso para assassinar o presidente francês Charles de Gaulle em Paris. O assassino não deixa rastros, tudo muito bem pensado. Até o armeiro foi morto pelo cliente Chacal. O autor descreve passo a passo todos os fatos numa perfeição invejável. Era o livro que eu gostaria de ter escrito.

6 - Como surgiu a ideia de Psíquico?
Vou responder com algumas perguntas: Por que algumas pessoas escapam de acidentes graves sem um arranhão? Como pode uma caneta, um celular ou um broche, salvar uma pessoa de um tiro fatal? Como um vergalhão atravessa a cabeça de um homem e ele vai andando para o hospital? Eu acredito na existência de uma justiça maior do que a do homem. Ela rege nossas existências aqui e toma todas as decisões vitais.

7 - Você tentou evitar questões religiosas? Pensou alguma vez que poderia ter problemas do tipo?
Nunca me preocupei com isso, porque eu não escrevo um livro religioso. Eu escrevo um romance ficcional para alegrar e confortar as pessoas. Não quero converter ninguém a nenhuma religião ou doutrina. Eu só quero contar uma história bonita, onde o amor e a justiça predominam. Eu escrevo entretenimento, como é a novela, cinema ou uma peça teatral. A arte, seja ela qual for, precisa ser vista com os olhares de um apreciador e não de um censor. Eu escrevo com paixão e com ela, quero emocionar os leitores.


Contatos do autor:
twitter: @edson_gp


 



2 comentários:

  1. Obrigado a todos por esta oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho.

    Um grande abraço
    Edson Gomes

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns, venho vendo seu empenho desde 2006 quando a galera da faculdade se encontrava com maior frequência,sua perseverança em publicar seus livros.
    Que você tenha muitas ideias para nos abrilhantar com seus livros.
    Um abraço!

    ResponderExcluir